Passo a passo – “Sonhos de Uma Noite de Verão”

CAPA-PRA-FB

Olá, aqui está meu 2º post de “passo a passo” e é sobre uma ilustração que deu bastante trabalhinho. Desta vez fui mais sábia e tirei vááárias fotos do processo, então a descrição será com mais imagens e menos texto 🙂

Parte 1 – O desenho.

Como fazia bastante tempo que eu não treinava desenhar a figura humana de forma mais realista, resolvi folhear umas revistas para encontrar alguma pose interessante e a partir dai inventar uma pintura. Escolhi uma mulher que estava sentada num “balanço”, modifiquei algumas coisas e fiz um rosto e cabelo mais no meu estilo.

Materiais utilizados:

  • Lápis da Koh i noor hardtmuth, grafite B
  • Borracha da Coca-Cola
  • Folha do bloco da Canson Aquarela 300g/m², tamanho A4

IMG_20150207_153437

Parte 2 – A pintura.

Materiais utilizados:

  • Pincéis pelo de marta
  • Pincel com reservatório da Pilot Japan
  • Aquarela de pastilha da Winsor & Newton Cotman Water Colour
  • Aquarela de bisnaga da Winsor & Newton Cotman Water Colour
  • Lápis de cor aquarelável da Faber-Castell de 36 cores

Bom, a dica da vez é: comece pelo fundo. Então fui primeiro pintando a folhagem que ficaria em volta da menina. Alias, antes disso tive a péssima ideia de usar Máscara para aquarela da Corfix para criar um efeito diferente. “Mas o que é isso?” Se funciona direito, é bem legal de usar. É tipo uma cola bem líquida amarelada que você molha o pincel e pinta o que quiser no papel e depois espera secar. Quando seco, vira uma máscara e você pode pintar com aquarela por cima. Depois é só esperar a aquarela secar e passar o dedo em cima da cola que ela vai saindo, deixando em branco as partes que você pintou no começo com a máscara. Difícil explicar sem imagens, mas em breve farei um post só sobre isso! Voltando à ilustração… eu usei o pincel errado, as linhas ficaram muito grotescas, e acho que essa marca de máscara não é muito boa.

1

A máscara são essas raminhas meio beges perto das costas da menina.

Continuei aumentando a folhagem, com variações de tom de azul (que deixei meio acinzentado com um toque de verde) e fui acrescentando umas bolinhas vermelhas, como se fossem frutinhas. Depois de tudo seco, retirei a máscara e ficaram essas ramas brancas meio nada vê, haha. Mas tudo se conserta!

2

Próximo passo foi pintar a base da pele e do cabelo. Na pele comecei preenchendo com uma cor bem aguada para depois ir passando camadas por cima escurecendo as áreas de sombra.

IMG_20150208_154149

Depois com um pincel bem fino fiz uma cor mais concentrada e pintei os cachinhos e as sobrancelhas.

IMG_20150208_154729

Com um lápis de cor aquarelável marrom-claro fui contornando e fazendo sombra na pele de todo o corpo.

IMG_20150208_161704

Usei um lápis cor bordô para pintar a boca.

IMG_20150208_163702

Com aquarela pintei embaixo dos olhos uma cor rosada que me deu a sensação de que ela estava chorando (?).

IMG_20150208_164201

Gostei do efeito e apliquei nos cotovelos e joelhos.

IMG_20150208_164209

Como já tinha usado o lápis de cor em várias partes no rosto, decidi pintar os cílios com lápis de cor preto. Assim o efeito ficou mais suave/harmônico do que usar aquarela ou nanquim.

capa

A crise aconteceu quando tive que decidir pela cor do vestido. A pintura estava tão melancólica que eu não podia colocar nenhuma cor que se sobressaltasse aos outros elementos. Depois de tanto pensar (e pedir opinião no Instagram, hehe), meu irmão propôs pintar de cinza. Quem me conhece sabe que cinza é uma cor que praticamente não uso nas minhas pinturas, então foi um desafio para mim. Aceitei e adorei o resultado. Valeu, Gê!

5

E então chegou a hora de arrumar o estrago da máscara e finalizar a pintura. Para isso resolvi colocar verde-escuro na folhagem, desenhando folhas com lápis de cor e alguns ramos com aquarela. Fui escurecendo algumas áreas para sumir com as falhas brancas e fui compondo até ficar satisfeita com o fundo. Também finalizei o vestido marcando melhor as linhas e as sombras com lápis de cor cinza.

6

E pronto!

na-mao_gostei-mais-desta

Deu um trabalhão, mas fiquei bem orgulhosa do produto final! Espero que tenham gostado, e se ficou alguma dúvida, é só escrever nos comentários 🙂

Té té!

Anúncios

31 comentários sobre “Passo a passo – “Sonhos de Uma Noite de Verão”

  1. Acabo de conhecer seu blog é só tenho isso para te dizer: que lindooooo! Foi inspirador ler esse passo a passo. Tenho um caso de amor com a aquarela, que me resgatou da frustração de viver uma vida sem cor desde que deixei de pintar para formar em jornalismo. Agora tenho me dedicado exclusivamente à ilustrações com aquarela há 8 meses. Sucesso e conte com minha presença constante nesse lugarzinho aconchegante da Mariza, rs. Ah, se quiser ver um tiquim do que faço só procurar “@de_aquarela” no Instagram.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Luiza, arrasou nesta pintura, quando eu era mais nova tinha meus rabiscos, com o tempo fiquei desestimulada, mas seu blog mexeu comigo..rs ^^
    Bem… se me conhecesse concordaria quando digo q ‘sou suspeita por ficar encantada com este trabalho’.. tbm tenho uma cabeleira loira e cacheada que amo, me identifiquei mesmo!
    Aguardo ansiosa por mais e mais criações suas.
    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • Ahh que bom! O desenho é como a escrita, se não somos incentivados a treinar o tempo todo, não evoluímos. Mas nunca é tarde para continuar! 🙂 Espero que meu blog continue te ajudando.
      Beijos cacheados pra você :*

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s