Passo a passo – “Girassol”

capa

Desta vez vou furar a fila do passo a passo com a minha mais nova ilustração! Muitos pediram, então aqui vai meu processo de criação da arte “Girassol” 🙂

Parte 1 – O desenho.

Foi algo bem simples, não queria usar muito lápis então só desenhei a cabeça da menina e uma parte do corpo.

Materiais utilizados:

  • Lapiseira 0.3 da Pentel com grafite B da Pilot
  • Borracha da Coca-Cola
  • Folha do bloco da Canson Aquarela 300g/m², tamanho A4

Parte 2 – A pintura.

Materiais utilizados:

  • Pincéis pelo de marta
  • Pincel com reservatório da Pilot Japan
  • Aquarela de pastilha da Winsor & Newton Cotman Water Colour
  • Aquarela de bisnaga da Winsor & Newton Cotman Water Colour
  • Lápis de cor aquarelável da Faber-Castell de 36 cores
  • Caneta de gel branca da Uni-ball Signo

Como eu queria uma pintura mais orgânica, resolvi não esboçar a lápis a parte dos girassóis, então diretamente com o pincel fui fazendo manchas marrons, depois pétalas amarelas e acrescentando cabos e folhas verdes em cada flor que se formava. Minha tática foi pegar várias imagens de girassóis no google e ir usando como referência na hora da pintura.

O rosto da menina eu comecei testando uma técnica de sombra que vi outros artistas fazendo, que é sombrear antes do rosto ser totalmente pintado. Fiz algo bem aguado em azul, com medo de ficar muito forte. (Mais pra frente perco o medo, hehe)

Algo que dá para reparar é que usei cores muito fraquinhas, bem aguadas, isso porque eu não tinha certeza das tonalidades finais que eu gostaria de alcançar. Sempre uso essa técnica quando estou em dúvida sobre as cores, hehe.

IMG_0157

Continuei pintando girassóis, inclusive com tons diferentes de verde por pura preguiça de ficar misturando mais tinta para chegar no tom certo (não façam isso em casa, crianças. haha). E fiz um degradê no cabelo, começando pela parte de fora com um amarelo claro, e enquanto a tinta ainda estava molhada fui acrescentando tons de amarelo mais escuros, até chegar no ocre. O rosto eu reforcei a sombra com marrom bem escuro, já que a pele dela ia ser negra, então a sombra teria que ser bem forte para dar bom contraste. Para não ficar uma sombra marcada, eu gosto de usar o pincel com reservatório que ele permite “esfumaçar” a tinta de um jeito surreal. Muito bom, recomendo!

IMG_0161

Depois da sombra seca, preenchi todo o rosto de marrom menos a boca. Enquanto a tinta ainda estava um pouco úmida, acrescentei um leve rosadinho nas bochechas. Quando o rosto secou, pintei a boca com esse mesmo tom (uma mistura aguada de marrom com magenta). Depois de tudo seco pintei com um pincel bem fininho um contorno no rosto com marrom mais escuro. E com um marrom quase preto fiz os cílios e a sobrancelha.

IMG_0175

Com a menina praticamente pronta, fui ajeitar o matagal multicolorido, hehe. Como tudo estava pintado com cores bem fraquinhas, escolhi os tons definitivos e fui pintando por cima. Mais amarelo nas pétalas, mais marrom nos miolos da flor e o meio mais escuro, e também escolhi um verde forte que conseguiu ficar por cima de todos aqueles tons aleatórios iniciais que eu tinha feito na folhagem.

IMG_0180

Tendo a base toda pronta, comecei a fazer os detalhes. Com lápis de cor marrom fui pontilhando os miolos dos girassóis e com um lápis ocre fiz umas sombrinhas nas pétalas. Para desenhar os nervos das folhas usei a caneca gel branca.

IMG_0200

Eu gosto de usar o lápis de cor aquarelável para consertar algumas coisas na pintura. Neste caso pintei com lápis marrom algumas partes da pele para realçar a sombra, e com lápis ocre arrumei algumas falhas do cabelo.

IMG_0210

E no fim fiz uma alteração depois de ter postado o desenho nas minhas redes sociais (ops!), que foi cobrir todas as áreas brancas da folhagem com lápis de cor verde musgo + verde escuro. Isso porque eu estava sentindo que a menina parecia estar com o corpo cortado :s Hehehe, fiquei agoniada e tive que mexer nisso.

girassol

E pronto!

Se tiver alguma outra ilustração na minha página que vocês queiram saber como foi o processo de criação, me avisem! 🙂

Té max!

 

Anúncios

18 comentários sobre “Passo a passo – “Girassol”

  1. Matiza, seu trabalho é lindo!! Usei sua obra como referência para trabalhar com as minhas crianças sobre aquarela e elas amaaaram!!! Se encantaram com o seu passo a passo, e com apenas 5 anos fizeram lindas produções!!! Parabéns!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s