Voltei!

voltei

Lembram do meu post em Setembro que eu ia morar na Espanha por um ano? Pois então, voltei! Passou rápido, né? No total foram 10 meses morando na cidade de Madri estudando uma pós em estamparia no IED que se chama Máster en Diseño Textil y Superficies.

Foi um ano muito intenso, aprendi muito, viajei, fiz amigos, e por isso agora que chegou ao fim posso afirmar que meu investimento foi mais que acertado. O único porém é que deixei a Matiza um pouco abandonada… sinto muito por isso! Mas eu sentia como se não pudesse perder nem um segundo de aproveitar o tempo que eu estava fora, e que na volta eu recuperaria o tempo “perdido”. Então aqui estou revivendo o blog para começar! Como tinham algumas pessoas interessadas no curso que fiz, vou contar um pouco da minha experiência.

O curso.

Ele é de um ano, na cidade de Madri no centro, é uma faculdade particular que existe na Itália, Espanha e Brasil. Estudar estamparia não é barato, e no exterior é mais complicado ainda. Eu escolhi este porque me pareceu o melhor preço-benefício. Queria colocar o nome de outros que pesquisei na época mas não consegui encontrar 😦 Aqui no Brasil o mais conhecido é o do Senai-Cetiqt no Rio de Janeiro . O que mais me chamou a atenção do Máster do IED (Instituto Europeo di Design) é que ele é muito voltado ao artesanal e não é focado somente em moda, aborda outros campos do design de superfície. Eles acreditam que você deve aprender como são os processos de produção antes de criar designs que não atendam às limitações de cada material e técnica. Então tivemos que fazer carimbos manuais, tapete, bordado, aprender serigrafia, pintura para cerâmica, aplicação de decalque para cerâmica, etc. E tivemos aulas voltadas a tecido, cerâmica, papel de parede, produtos para presente e decoração.

Limitações do curso: para quem já estudou e/ou trabalha com estamparia pode ser um pouco básico demais, isso porque os alunos que são aceitos vêm de diversas áreas (design gráfico, produto, moda, arquitetura, fotografia, arte…) e nem todos tem conhecimento médio/avançado em ilustração e/ou computação gráfica (photoshop, illustrator) e inclusive design. Eu pessoalmente senti falta de aulas mais avançadas em composição, cor, finalização de arquivos, entre outras coisas. Acho também que para quem não sabe quase nada de design o curso acaba não sendo suficiente para se tornar um designer de superfície profissional. Porémmm, eu achei bem bom mesmo assim, gostaria que tivesse sido mais avançado, mas quase não existem cursos avançados na área artística por aí, então para mim que nunca tinha estudado design de estamparia, foi útil e divertido (foi a primeira vez que estudei algo que realmente gostava em toda minha vida, hahaha).

Custos.

O curso custa por volta de 11 mil euros, mais os gastos com materiais e impressões durante o ano (que é bastante). Eles dão bolsa, que paga metade do custo, até ano passado eles ofereciam duas bolsas. Mas, uma bolsa que cobre tudo (menos o custo de vida) é a da Fundación Carolina.

Morar em Madri.

Comparando com outras capitais do mundo, achei muito tranquila e o custo de vida não muito caro. É possível morar no centro sem vender um rim, e viver a vida como se estivesse gastando em São Paulo ou Rio (até menos), mas com tudo perto, seguro e bem comunicado. O metrô me salvava, e se você tem até 25 anos de idade, dá para conseguir descontos em muitas coisas e até entrar de graça em museus e etc. A cidade tem muitos parques e uma vida cultural intensa. De longe não é o lugar mais bonito da Espanha, mas tem seu charme, e muita, mas muita coisa pra fazer e ver. Pontos ruins é o clima, poluição e a comida (minha opinião). O inverno é muito frio e o verão muito quente, quase não existe meia estação. O ar é poluído como qualquer cidade grande (eu que não tava acostumada!). E a comida não é boa como no resto da Espanha… claro que dá para comer bem, mas sai caro. Eu como estudante que cozinhava em casa, no final do ano já estava sentindo falta dos sabores da América. Mas, a maior vantagem para mim de morar em Madri foi: a segurança. Eu caminhava a noite para voltar pra casa sempre e nunca temia pela minha vida, as ruas eram super seguras, ninguém falava contigo e os caras não te assediavam. E não era por ter mais policiamento, eu nunca via polícia na rua. Claro que em vários bairros isso era diferente, mas pelo menos onde eu morava o local era tranquilo e nunca me senti tão segura na minha vida.

Recomeço.

E agora que estou de volta planejo continuar meus projetos pessoais que tinha começado logo antes de viajar. O blog continuará sendo atualizado, pretendo também começar a fazer vídeos de tutoriais, quem sabe dar aulas online e presenciais (quem tiver sites desse tipo para me recomendar, agradeço!). Virão novidades cacheadas, e produtos novos para a loja virtual. Somente peço um pouco de paciência que sou apenas uma pessoa para fazer tudo isso e mais…hehehe, mas o plano é dar conta de tudo!

E é isso,
beijos e até a próxima 🙂

 

Anúncios

6 comentários sobre “Voltei!

  1. Bem vinda de volta!! Também fiz uma pós no IED, mas aqui no Brasil! Fiz a de Moda, mas queria demais fazer alguma relacionada apenas à estamparia. Eu já uso PS, AI de forma bem avançada e estava procurando um curso que ensinasse melhor a parte de finalização de arquivos e técnicas, mas levando em conta o que você falou da sua pós e pela pesquisa de outros cursos por aqui, fica realmente complicado achar algo mais direcionado, né. O jeito é ir pincelando aqui e ali, fazer cursos que as vezes nem tem relação com estamparia mas para entender mais sobre cor e outros processos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Muito obrigada! Se você quer realmente aprender mais a parte técnica de finalização e tal, não recomendo o meu curso, com certeza. Aqui no Brasil eu sei que tem a Metapix que dá cursos nessa área. Mas não cheguei a pesquisar ainda nada sobre isso. O que me ajuda sempre é o que você falou, fazer cursos que as vezes não tem relação mas te ajuda a aprender algumas técnicas que são úteis. Eu recomendo fuçar cursos onlines sobre coisas específicas que tu acha que deveria saber. (Eu por exemplo sempre estou vendo tutoriais de novas formas de finalizar minhas aquarelas no photoshop, recortar e etc.). Beijos!

      Curtir

  2. Molierrrr ❤ Cê voltou! hehehe (a loca né hahaha)
    Tava com saudade do blog!
    Esses dias anda va me perguntando como vc estava lá com o curso de estamparia, porque estava curiosa!
    Esses dias, andei gravando um vídeo sobre estamparia, especificamente, porque eu tava morrendo de dó/saudade de ver mais conteúdo sobre isso aqui pela interwebs, já que nunca tem nada por aqui ¬¬ Moda glamouriza tuuuudo e esquece das outras vertentes!
    Daí lembrei de você e mencionei pro final do vídeo! 🙂
    Há tempos vivia caçando referências brasileiras dentro da estamparia, pr anão que ter que só falar dos gringos, porque né, Brasil dentro do Design tem uma essência muito foda que ninguém valoriza muito bem 😦
    Enfim!
    Curiosa para saber o que mais virá por aqui! ♥

    Ana Blue – 9dadesasolta.com

    Curtido por 1 pessoa

    • Oiii! Pois ééé, voltei! hahah
      Mesmo assim já estou vendo que faz 20 dias que não posto algo novo, e isso não pode continuar assim! hehe
      Fico feliz que acompanhe, e me veja como uma referência 🙂 (eu que ainda sou super novata na área de estamparia). Que legal que você fez um vídeo, vou procurar! 😀
      E sim, temos que valorizar mais o trabalho nacional, que é muito bom porém desconhecido. Vou ver se mais pra frente consigo desenvolver uns projetinhos legais sobre isso.
      Beijão!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s