Minha 1ª exposição

PORTADA_1600x486.png

Como dizem por aí, “a primeira exposição a gente nunca esquece” :p

Recebi o convite quando ainda estava na metade da minha Pós na Espanha, da Rafaela do Garupa, que encontrou meu trabalho na internet. O Garupa é uma bicicletaria aqui em Florianópolis que tem uma pegada diferente. Além de toda a decoração do espaço parecer mais um café que um lugar para consertar bicicletas, eles tiveram a grande ideia de deixar disponível uma das paredes do espaço para exposições temporárias de artistas locais. E assim, escolhi uma data bem lá pra frente, para ter certeza que estaria no Brasil.

O dia marcado era 30 de Setembro, mas já no começo de Agosto, logo depois que voltei da Espanha, comecei a fritar os miolos para decidir qual seria o tema da exposição. Não queria simplesmente pendurar na parede minhas aquarelas de sempre, e pensei em produzir coisas novas, mas tava difícil decidir. Foi aí que decidi aproveitar que fiquei um ano inteiro estudando estampas e desenvolvendo vários projetos legais, que poderia usar isso como tema. Como pra mim os rascunhos dos artistas é o que mais me interessa, assim como os processos para chegar à obra final, resolvi mostrar essa parte do meu trabalho. Eu já tinha as aquarelas, as estampas e alguns produtos feitos, mas muito poucos. Foi então que na metade do mês conheci de perto o trabalho da Carol Grilo da FofysFactory e me encantei pela fofura e qualidade dos produtos! Eu estava com quase 30 estampas guardadas, morrendo de vontade de serem estampadas por aí, e propus uma parceria entre a gente. Além disso, teríamos o desafio de conseguir imprimir num tecido de qualidade e costurar alguns produtos a tempo para levar para a exposição. Não sei como, mas conseguimos 🙂 (agradecimentos especiais ao grupo do facebook Estudos em Design de Superficie que me ajudaram a encontrar fornecedor ❤ ).

Como chegaram as estampas impressas:

IMG-20160914-WA0016.jpg

Resolvido o tema dos produtos, agora faltava planejar como pendurar tudo na parede. Essa parte foi difícil, haha. Tentei montar no computador, tentei desenhar no papel, mas o que melhor funcionou foi botar a mão na massa. Arranjei uma parede grande da minha casa e tirei todos os quadros. Com fita crepe e outras gambiarras fui pendurando as coisas. A lógica era expor de uma forma que desse para entender a transição aquarela-estampa-produto. Ó uma foto do momento, hehe:

_MG_2369.JPG

Porém, os últimos retoques eu fiz colocando tudo no chão e assim foi mais fácil visualizar tudo junto. (Não encontrei essa foto 😦 )

A única coisa que ainda faltava decidir era como expor as aquarelas originais. Eu não queria enquadrar, porque elas não eram pinturas finais, e sim processos para chegar às estampas. Mas colar diretamente na parede não parecia uma opção legal. Desta vez agradeço ao meu irmão por se tornar marceneiro e deixar madeiras por toda a casa. Encontrei uns pedaços por aí e consegui pensar numa solução!

WhatsApp Image 2016-09-30 at 09.29.26.jpeg

E assim ficou no dia:

1.jpg

4.jpg

3.jpg

Apesar da exposição ser minha, nada teria ficado como ficou se não fosse pelo meu irmão que montou tudo, minha mãe que ajudou nas ideias e na montagem, do meu pai que fez várias engenhocas para pendurar as coisas, do meu amigo Walter por me ajudar nas ideias para expor e a Carol por topar fazer os produtos e deixar pendurar eles na parede, hehe.

Além dessa parte, também no dia da exposição tinha uma mesa com cadernos e postais para vender com as estampas expostas e uma amostra de outros itens de tecido da parceria Luiza Normey para FofysFatory.

cadernos.jpg

necessaire.jpeg

Eu e a Carol segurando o produto que cada uma fez :p

_DSC0875.jpg

No dia da abertura, 30 de Setembro de 2016, foram vários amigos, familiares e desconhecidos prestigiar a exposição 🙂 Fiquei bem feliz! Este post é para aqueles que estão longe e não têm como ir. Aos que estão perto e ainda não foram, dá para aparecer no Garupa esta segunda, terça e quarta das 10h às 20h. Pois na quinta tudo será desmontado.

Ah! Também fiquei feliz que o coordenador da minha Pós, Ivan Soldo, me convidou para uma entrevista com a escola onde estudei, o IED. Então para quem fala espanhol, aqui vai o link 🙂

http://master.iedmadrid.com/noticias/luiza-normey-master-diseno-textil-superficies/

 

E é isso!

Espero que tenham gostado do meu relato “Por trás da Exposição”, haha. E que venham as próximas 😀 😀

Té té!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Minha 1ª exposição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s